Rui Moreira
Presidente da Câmara Municipal do Porto
A educação constitui um dos fatores mais decisivos no desenvolvimento humano e merece, por isso, uma atenção muito particular da parte do nosso Município. Neste sentido, estabelecemos o compromisso de fazer do Porto uma cidade educadora e, cada vez mais, um exemplo pela forma como cuida e educa as crianças e jovens. Contamos, para isso, com a colaboração empenhada de todos os setores da educação na defesa da escola pública como uma referência inequívoca de qualidade.
A educação é, ademais, um fator incontornável de promoção da igualdade de oportunidades e consequente mobilidade social. Donde, a escola deve estar ao serviço de todos os alunos e das suas famílias, criando as condições necessárias para ser um espaço seguro, inclusivo e inspirador.
Consciente de tudo isto, o Município do Porto investiu na melhoria das aprendizagens e no aumento progressivo dos níveis de qualificação. Por outro lado, e como é sabido, fizemos uma aposta forte na requalificação profunda de infraestruturas e no apoio à ação social escolar.
Estamos certos de que o Programa Municipal de Promoção da Literacia constitui um importante contributo para o sucesso escolar de todas as crianças e jovens – mas queremos, mais do que isso, que lhes permita encarar o futuro com confiança.
Fernando Paulo
Vereador da Educação
A educação é um alicerce fundamental na promoção da igualdade de oportunidades, na coesão social, desenvolvimento e no fortalecimento da cultura e valores da sociedade. O Programa Municipal de Promoção da Literacia visa sustentar o direito das crianças e dos jovens a aprendizagens de qualidade e ao sucesso escolar, em linha com a política municipal de educação e com os princípios que estão consagrados na Carta das Cidades Educadoras e defendidos pelo programa Cidade Amiga das Crianças. A inovação pedagógica desempenha um papel fundamental na educação e, por isso, devemos abraçar a tecnologia e as novas abordagens pedagógicas para manter as nossas escolas atualizadas e relevantes. É com base nesta estratégia que a Direção Municipal de Educação disponibiliza, para este ano letivo, um recurso educativo digital para professores, alunos e suas famílias, de grande utilidade e versatilidade.
Acreditamos que as nossas escolas vão ver reforçada a sua capacidade de intervenção precoce, com vista a garantir o sucesso das aprendizagens e uma intervenção adequada às necessidades de cada comunidade educativa, de cada turma, de cada aluno.